Início » Ação do Hospital do Moinhos de Vento realiza o plantio de árvores na Ilha Grande dos Marinheiros

Ação do Hospital do Moinhos de Vento realiza o plantio de árvores na Ilha Grande dos Marinheiros

Como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Hospital Moinhos de Vento realizou hoje o plantio de árvores e mudas de hortaliças na Ilha Grande dos Marinheiros. A ação foi realizada no Centro Social Marista Aparecida das Águas contou com representantes da instituição de saúde, professores e alunos. O superintendente Administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes, disse que a iniciativa faz parte das atividade do mês do Meio Ambiente e que a ideia é buscar conscientizar os moradores da região e incentivar a sustentabilidade e alimentação saudável com frutas e hortaliças orgânicas.

“O hospital criou um calendário de eventos durante todo o mês com atividades no hospital e na comunidade como é o grupo da Ilha dos Marinheiros. É muito gratificante realizar este trabalho de aproximação e de de conscientização e educação ambiental”, acrescentou. O coordenador do Centro Social Marista Aparecida das Águas, irmão Matheus da Silva Martins, disse que ações como a desenvolvida pelo hospital são importantes neste momento em que a pandemia acabou por interromper diversas atividades. “Parcerias como essa com o Hospital Moinhos de Vento ajuda na cultura da solidariedade, do amor e do cuidado”, explicou. O Centro Social atende 180 crianças da Ilha Grande dos Marinheiros no turno inverso da escola. 

O Hospital Moinhos de Vento realizou o plantio de 60 árvores frutíferas e 600 mudas de hortaliças e temperos, no Centro Social Marista Aparecida das Águas, que atende a comunidade da Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre. A atividade que faz parte da programação do mês do Meio Ambiente da instituição de saúde é liderada pelas superintendências Administrativa e de Responsabilidade Social do hospital. Segundo Moraes, o objetivo da ação foi conscientizar os moradores sobre a preservação ambiental, incentivar um estilo de vida sustentável e garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva, com produtos orgânicos cultivados pela própria comunidade. 

Com um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano da Capital, a região das ilhas (Grande dos Marinheiros, Flores, Pavão e Pintada) recebe ações regulares do Hospital Moinhos de Vento com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade social. Além do plantio de mudas, foi realizado um estudo, em parceria com a nutricionista do Centro Social Marista Aparecida das Águas, sobre o impacto nutricional a partir da inclusão desses produtos na alimentação das crianças das creches e comunidade do entorno. No pomar serão produzidas frutas como bergamota, laranja, pêssego, ameixa e figo. Na horta, serão cultivadas hortaliças como alface, tomate cereja, repolho, couve, salsa, cenoura e rúcula.