Início » Conhece Estes Benefícios da Cortiça?

Conhece Estes Benefícios da Cortiça?

Pode Ser Uma Aliada ao Combate aos Incêndios

A cortiça arde? Sim, mas lentamente e sem criar chamas. Sendo de combustão lenta, a cortiça não propaga o fogo, protegendo os materiais e plantas à sua volta e, como se não fosse suficiente, o fumo resultante da queima não liberta gases tóxicos!

Também os sobreiros são considerados barreiras naturais anti-incêndio nas florestas. A casca dos sobreiros (que reveste a cortiça no seu habitat) não arde facilmente. Assim, os sobreiros e outras árvores altamente resistentes ao fogo são designados pirófitos passivos.

Serão os incêndios da Europa provocados pelas alterações climáticas?

A Cortiça pode ser Utilizada para Produzir Energia?

Surpreendentemente, sim! E energia verde! O pó de cortiça é usado para produzir biomassa, sendo esta uma fonte de energia neutra em termos de emissões de CO2.

De facto, muitas das fábricas transformadoras de cortiça usam este pó e geram uma grande parte da energia consumida nestes sítios.

É Um Excelente Material para Construção

Mas porquê? A cortiça é um isolante térmico e acústico muito bom, podendo ser usado em revestimentos em que haja necessidade de reduzir as perdas de calor ou de isolamento acústico.

Além disso é muito pouco permeável a gases e líquidos, e extremamente duradoura, flexível, com alta compressibilidade. Além disso é muito leve e altamente resistente à humidade, pelo que é muito difícil que apodreça.

Com todas estas características, aliadas aos imensos benefícios ambientais da cortiça, como não gostar deste material tão português?