Pular para o conteúdo
Início » Por que a proteção do meio ambiente é tão importante?

Por que a proteção do meio ambiente é tão importante?

201205-por-que-a-protecao-do-meio-ambiente-e-tao-importante.jpg

A necessidade de preservação e proteção do meio ambiente é um tema que, nas últimas décadas, foi muito evidenciado na mídia e na sociedade em geral, causando um grande impacto no imaginário das pessoas. Mas, afinal, o que é o meio ambiente? Por que protegê-lo é tão importante? De quais maneiras é possível fazer isso?

Neste post, responderemos essas perguntas. Antes disso, um esclarecimento: o significado de “meio ambiente” parece óbvio, mas em uma breve pesquisa é possível encontrar várias definições diferentes. Aqui, vamos entendê-lo como o sistema natural que dispõe de todas as condições e recursos (como água, ar e vegetação) para a nossa sobrevivência. Vamos lá?

Quais são as principais ameaças ao meio ambiente?

O grande crescimento populacional e industrial atrelado ao mau uso dos recursos naturais têm sido as principais ameaças ao meio ambiente.

Alguns exemplos dessa má utilização são o descarte de lixo, principalmente industrial, e componentes tóxicos em rios e mares, a poluição do ar, causada pela queima de combustíveis fósseis, a degradação do solo, provocada pela agropecuária, o desmatamento e a queima de florestas. Infelizmente, essas práticas estão cada vez piores.

Por que é tão importante protegê-lo?

Os recursos naturais encontrados no meio ambiente são a única fonte de sobrevivência de todas as espécies que habitam a Terra, inclusive os seres humanos.

Nós respiramos, nos alimentamos e fabricamos diversos instrumentos e objetos a partir do ar, água, alimentos e matérias-primas que encontramos na natureza — o que significa que o próprio desenvolvimento das cidades e da civilização dependem inteiramente desses recursos.

Logo, proteger o meio ambiente não é importante apenas para garantir o futuro da espécie humana e dos outros seres vivos no planeta. Nós já estamos sofrendo as consequências do mau uso dos recursos naturais: a poluição do ar e da água, por exemplo, tem gerado vários danos à nossa saúde. Além disso, é cada vez maior o número de animais em extinção.

Que medidas são eficazes para a proteção do meio ambiente?

Existem algumas maneiras de proteger o meio ambiente e reduzir todos esses danos. Substituir os combustíveis fósseis por energias alternativas, como biocombustíveis ou energia solar e eólica, além do desenvolvimento de automóveis elétricos, por exemplo, são práticas que reduziriam muito a poluição do ar. 

Além disso, processos da agricultura, pecuária e industriais precisam ser modificados para diminuir seu impacto ambiental. O estabelecimento de leis mais rígidas para combater o desmatamento, a caça e pesca ilegal e o comércio de animais selvagens é essencial para preservar a vegetação e a biodiversidade.

Políticas de planejamento urbano, descarte adequado de lixo, reciclagem e reutilização de materiais, além do incentivo aos processos de produção e ao desenvolvimento de produtos mais sustentáveis também são medidas importantes.

Como vimos, a proteção do meio ambiente é a única forma de garantirmos um futuro, tanto para a espécie humana quanto para todos os outros seres que habitam a Terra. Além disso, o mau uso dos recursos naturais traz consequências negativas, já que a nossa qualidade de vida também é afetada pelos impactos causados por essa exploração.

Se você se interessa por esse tema e quer saber mais, acompanhe-nos no Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter para ficar por dentro de todas as nossas postagens!

Fonte: