Pular para o conteúdo
Início » Reciclagem para crianças, como explicar e conscientizar

Reciclagem para crianças, como explicar e conscientizar

519670.jpg

  VER INFOGRÁFICO: Os princípios da ecologia social [PDF]

OS 3R DA RECICLAGEM: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

A reciclagem é uma das soluções mais visíveis contra a proliferação de resíduos, mas não faz milagres. Se queremos habitar um planeta sustentável, precisamos dar um passo adiante e cumprir a regra dos 3R. Esta proposta de consumo responsável, popularizada pela ONG ecologista Greenpeace, está baseada em três pilares:

  • Reduzir: devemos minimizar o nosso impacto no meio ambiente produzindo menos resíduos (plásticos, resíduos nucleares, emissões de CO2, etc.).
  • Reutilizar: temos que nos acostumarmos a prolongar a vida útil dos objetos e dos materiais, dando-lhes uma segunda oportunidade.
  • Reciclar: quando você não puder reduzir a sua quantidade de resíduos ou reutilizá-los com novos usos, opte pela reciclagem.

JOGOS E ATIVIDADES DE RECICLAGEM PARA CRIANÇAS

Ensinar a reciclar quando são ainda pequenas é fundamental para que as crianças adquiram este hábito e o pratiquem durante suas vidas. Tanto em casa como na escola, é possível realizar atividades de reciclagem para crianças através de jogos, brincadeiras, músicas ou trabalhos manuais que facilitem e tornem mais divertida a aprendizagem dos 3R. Estes são alguns dos recursos educativos mais originais e simples de utilizar:

  Desenhar os diferentes contêineres de reciclagem
É ideal para que as crianças aprendam a diferenciar as lixeiras (papel, vidro, plástico, etc.). Ao identificarem num papel, poderão relacionar e reter melhor suas formas, cores e usos.

  Criar brinquedos com resíduos
Com esta atividade, promovemos a reutilização. Além disso, as crianças aprendem sobre as propriedades e as possíveis aplicações dos materiais e desenvolvem sua imaginação e criatividade, fabricando marionetes com meias ou casas com caxas de sapatos, por exemplo.

  Prêmios por recuperar objetos recicláveis
As recompensas por cumprir objetivos predefinidos de reciclagem — como juntar uma quantidade determinada de pilhas ou tampinhas — são efetivas, principalmente, entre as crianças um pouco mais velhas.

  Videojogos sobre reciclagem
Existem jogos para PC e dispositivos móveis que fomentam a sensibilidade ecológica. Você também pode encontrar muita coisa on-line na Internet.

  Desenhos animados que promovem a reciclagem para crianças
EEm YouTube, há capítulos de séries de desenhos animados infantis, como Pispas ou  Everything’s Rosie, que conscientizam as crianças sobre a importância de reciclar.

  Contos sobre reciclagem para crianças
Há numerosas obras infantis, como Capitán Verdeman (Ellie Bethel y Alexandra Colombo), Cuida do teu planeta (Lauren Child) ou Why Should I Recycle (Jen Green) que, além de entreter e incentivar a leitura, fomentam a reciclagem entre as crianças.

Fonte: